[ENEM][EXERCÍCIOS][MÓDULO 01] Massa, Volume, Densidade, Estados Físicos e Transformações

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

1

[ENEM][EXERCÍCIOS][MÓDULO 01] Massa, Volume, Densidade, Estados Físicos e Transformações Empty [ENEM][EXERCÍCIOS][MÓDULO 01] Massa, Volume, Densidade, Estados Físicos e Transformações

Mensagem por Coufinnette Qua Jun 20, 2018 6:42 am



O álcool utilizado como combustível automotivo (etanol hidratado) deve apresentar uma taxa máxima de água em sua composição para não prejudicar o funcionamento do motor. Uma maneira simples e rápida de estimar a quantidade de etanol em misturas com água é medir a densidade da mistura. O gráfico mostra a variação da densidade da mistura (água e etanol) com a fração percentual da massa de etanol (fe), dada pela expressão:

[ENEM][EXERCÍCIOS][MÓDULO 01] Massa, Volume, Densidade, Estados Físicos e Transformações 80-1

em que me e ma são as massas de etanol e de água na mistura, respectivamente, a uma temperatura de 20°C.

[ENEM][EXERCÍCIOS][MÓDULO 01] Massa, Volume, Densidade, Estados Físicos e Transformações 80-2

Suponha que, em inspeção de rotina realizada em determinado posto, tenha-se verificado que 50,0 cm³ de álcool combustível tenham massa igual a 45,0 g. Qual é a fração percentual de etanol nessa mistura?

A) 7%
B) 10%
C) 55%
D) 90%
E) 93%

RESOLUÇÃO:




Em um experimento, foram separados três recipientes A, B e C, contendo 200 mL de líquidos distintos: o recipiente A continha água, com densidade de 1,00 g/mL; o recipiente B, álcool etílico, com densidade de 0,79 g/mL; e o recipiente C, clorofórmio, com densidade de 1,48 g/mL. Em cada um desses recipientes foi adicionada uma pedra de gelo, com densidade próxima a 0,90 g/mL.

No experimento apresentado, observou-se que a pedra de gelo

A)flutuou em A, flutuou em B e flutuou em C.
B) flutuou em A, afundou em B e flutuou em C.
C) afundou em A, afundou em B e flutuou em C.
D) afundou em A, flutuou em B e afundou em C.
E) flutuou em A, afundou em B e afundou em C.

RESOLUÇÃO:




(Enem 2011)  Certas ligas estanho-chumbo com composição específica formam um eutético simples, o que significa que uma liga com essas características se comporta como uma substância pura, com um ponto de fusão definido, no caso 183°C. Essa é uma temperatura inferior mesmo ao ponto de fusão dos metais que compõem esta liga (o estanho puro funde a 232°C e o chumbo puro a 320°C) o que justifica sua ampla utilização na soldagem de componentes eletrônicos, em que o excesso de aquecimento deve sempre ser evitado. De acordo com as normas internacionais, os valores mínimo e máximo das densidades para essas ligas são de 8,74 g/mL e 8,82 g/mL, respectivamente. As densidades do estanho e do chumbo são 7,3 g/mL e 11,3 g/mL, respectivamente. Um lote contendo 5 amostras de solda estanho-chumbo foi analisado por um técnico, por meio da determinação de sua composição percentual em massa, cujos resultados estão mostrados no quadro a seguir.

[ENEM][EXERCÍCIOS][MÓDULO 01] Massa, Volume, Densidade, Estados Físicos e Transformações Q54-ENEM2011

Com base no texto e na análise realizada pelo técnico, as amostras que atendem às normas internacionais são
a) I e II.  
b) I e III.  
c) II e IV.  
d) III e V.  
e) IV e V.

RESOLUÇÃO:




Com a frequente adulteração de combustíveis, além de fiscalização, há necessidade de prover meios para que o consumidor verifique a qualidade do combustível. Para isso, nas bombas de combustível existe um densímetro, semelhante ao ilustrado na figura. Um tubo de vidro fechado fica imerso no combustível, devido ao peso das bolinhas de chumbo colocadas no seu interior. Uma coluna vertical central marca a altura de referência, que deve ficar abaixo ou no nível do combustível para indicar que sua densidade está adequada. Como o volume do líquido varia com a temperatura mais que o do vidro, a coluna vertical é preenchida com mercúrio para compensar variações de temperatura.
[ENEM][EXERCÍCIOS][MÓDULO 01] Massa, Volume, Densidade, Estados Físicos e Transformações C7770619b7490c46ecc93dac1507ca8c

De acordo com o texto, a coluna vertical de mercúrio, quando aquecida,
a)  indica a variação da densidade do combustível com a temperatura.
b)  mostra a diferença de altura da coluna a ser corrigida.
c)  mede a temperatura ambiente no momento do abastecimento.
d)  regula a temperatura do densímetro de acordo com a do ambiente.
e)  corrige a altura de referência de acordo com a densidade do líquido.

RESOLUÇÃO:



Pelas normas vigentes, o litro do álcool hidratado que abastece os veículos deve ser constituído de 96% de álcool puro e 4% de água (em volume). As densidades desses componentes são dadas na tabela 1.
Um técnico de um órgão de defesa do consumidor inspecionou cinco postos suspeitos de venderem álcool hidratado fora das normas. Colheu uma amostra do produto em cada posto, mediu a densidade de cada uma, obtendo a tabela 2.

Tabela I
Substância Densidade (g/L)
Água 1000
Álcool 800

Tabela II

Posto Densidade do combustível (g/L)
I 822
II 820
III 815
IV 808
V 805


A partir desses dados, o técnico pôde concluir que estavam com o combustível adequado somente os postos
a) I e II.  
b) I e III.  
c) II e IV.  
d) III e V.  
e) IV e V.

RESOLUÇÃO:


Coufinnette
Coufinnette

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo